sábado, 1 de outubro de 2011

Produto


Aprimorando nosso debate: Em sua opinião, nos dias atuais, qual elemento do mix de Marketing tornou-se mais importante para o alcance da função primordial da Administração de Marketing em meio ao contexto de competição global e exigências a respeito de responsabilidade sócio-ambiental?

Vamos tentar fazer algumas reflexões sobre a pergunta feita pelo Fabiano. Ela se insere na questão do desenvolvimento sustentável. Esse é formado por três pilares: social, ambiental e econômico. Por muito tempo, as empresas se inseriam apenas no pilar econômico. O importante era gerar lucro, do ponto de vista interno, e aquecer a economia, do ponto de vista externo. Não importava se as disparidades sociais aumentavam ou se o meio ambiente ficava em frangalhos.

Todavia, o acirramento da concorrência e os negativos resultados decorrentes da destruição ambiental ampliaram o papel da empresa. Hoje – em alguns mercados –, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social são elementos que devem compor o produto. O cliente deseja saber se o produto/serviço que está consumindo contribui para melhoria da sociedade e se preserva o meio ambiente. Esse mercado não deseja apenas satisfazer a uma necessidade orgânica ou a um desejo momentâneo; deseja também, através do produto, ter a certeza de que não está destruindo a sociedade e o meio ambiente.

Nessa nova ótica, o marketing se orienta por três idéias centrais: imperativo ambiental, consumo inteligente e consumo humano (KOTLER, 2000 apud SILVA; TOBIAS, 2007).

Ma sé importante destacar que isso ocorre em alguns mercados apenas. Para verificar essa verdade, basta olharmos o caso chinês.

Podemos observar que, no que foi dito até agora, um dos componentes do mix do Marketing se destacou: o produto. O produto/serviço encerra em si a imagem da sustentabilidade, da responsabilidade social/econômica/ambiental. O preço determinará o público alvo. A praça, a rede de distribuição.  E a propaganda são as ações empreendidas pela empresa no sentido que provocar o cliente a adquirir o produto/serviço (LEITE, 2010). Como vemos, tudo gira em torno do produto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

SILVA, Gisele Aparecida da; TOBIAS, Rogério. O Impacto da Utilização de Estratégias de Marketing Social na Consolidação da Marca Natura. [S.l], 23 out. 2007. Disponível em: < http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Impacto_da_Utilizacao_de_Estrategias_de_marketing_social_na_consolidacao_da_marca_Natura.htm>. Acesso em: 01 out. 2011.

LEITE, Rogério Ferreira. MARKETING, ENDOMARKETING E O EFEITO CATA-VENTO. [S.l], 15 jul. 2010. Disponível em: < http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/marketing-endomarketing-e-o-efeito-cata-vento-parte-1-2835496.html>. Acesso em: 01 out. 2011.